Especial Air Gear

31/01/2016 19:45

      Air Gear é um shonen muito especial que entrou na minha vida em 2015 através da publicação física do mangá pela panini. Atualmente ele ainda não está finalizado aqui no Brasil (lançamento bimestral, vol atual 32), mas a obra se encontra completa no Japão. Começou a ser lançado em 2002 pelo autor Oh Great, concluído em 2012 na revista Shonen Magazine, além de ser adaptado em anime e musical.

O mangá: 

    O shonen vai tratar de um Japão alternativo onde o assunto do momento são patins dotados de tecnologia que permitem o usuário alcançar o céu, além de manobras alucinantes, poderes sobrenaturais e velocidade acima do som. O público alvo não se limita a adolescentes, mas digamos que virou febre entre eles, ao longo dos volumes descobrimos que o Air Track (ATs) está envolvido em assuntos muito mais importantes reunindo o mundo todo. Sangue, violencia, traições e logo vamos sair desse clima agradável e sem preocupações dos estudantes Ikki Minami e seus amigos. 

    A evolução dos personagens é, na minha opinião, o ponto crítico da obra. Todos são extremamente carismáticos com seus pontos fortes e fracos tanto no meio sentimental, quanto no meio dos poderes quase desumanos no AT. Além disso, outra abordagem são os grupos; qual a importância de tê-los, o que são, como formá-los e todas as questões possíveis – nos dando uma vontade alucinante de montar um time e nos ensinando o que família não é somente uma relação de sangue.

Muitos altos e baixos estarão nos 37 volumes, alguns muito empolgantes, outros menos. As falas são extensas, as explicações podem deixar alguns menos interessados com tédio, porém as cenas de lutas compensam! O traço melhora em comparação do começo ao fim, os detalhes porém estão sempre – SEMPRE – presentes e para quem ama desenhos é possível perder muito tempo nas imagens. Enfim, tudo relacionado ao plot e a arte é impecável.

 

 

O anime

 

    Exibido em 2006, não cobre quase nada da obra original, as cores e a dublagem são ótimas, porém deixa muito a desejar. Não troque o mangá pelo anime nunca pelo menos nesse caso.

Temos também um OVA contando até o 30º volume seguindo os mesmos padrões do anime. Recomendo se você amar Air Gear como eu.

 

O musical

 

    Adaptado em 2007 ele é bem divertido, obviamente não é possível representar as manobras do mangá, mas podemos ver os atores deslizando e cantando pelo palco com habilidade.  

 

Opinião pessoal com espoilers

 

    Os personagens mais velhos são os melhores, infelizmente depois de nos apaixonarmos por eles, o autor fez questão matar quase todos. Poderiam ter escapados dos ataques? Sim. O drama porém é baseado nesses grandes sacrifícios e emociona muito.O final me deixou bem satisfeita até o momento final da luta, senti um pesar de não ver algo a mais no epílogo. Sinca é responsável por narrar os acontecimentos e não ficamos sabendo de muito, a dedução de cada leitor conta bastante; principalmente no caso do Sora. 

    Recomendo mil vezes! Será um tempo ganho em suas vidas s2.